SALVE ARTE FESTIVAL

Programa WebTV transmitido no canal do YouTube e apresentado no primeiro semestre de 2021, destacou artistas da zona sul do RS com trechos de seus espetáculos, um pocket de aproximadamente 10 minutos cada apresentação. 

Criado e apresentado por Kako Xavier e realizado pela Casa do Tambor, durante a pandemia, contemplou artistas de 10 cidade da zona sul do Estado, com as mais variadas linguagens, oportunizando uma nova perspectiva de mercado para os trabalhadores da cultura e da arte.

Com 224 nomes artísticos envolvidos entre artistas locais e padrinhos e madrinhas vindos de diferentes países, como África (Moçambique), Arábia Saudita (Dubai), Portugal (Lisboa), Argentina (Missiones), Colômbia (Medelín). Bolívia (La Paz), Espanha (Madrid), Uruguay (Canelones) e ainda dos Estados Brasileiros, Brasília, Rio Grande do Norte (Natal), São Paulo (São José dos Campos e São Paulo), Rio de Janeiro (Paraty e Rio de Janeiro), Rondônia (Porto Velho), Mato Grosso (Rondonópolis e Cuiabá) e Minas Gerais (Belo Horizonte). 


No Rio Grande do Sul, temos a participação de diversos artistas de Porto Alegre, Encantado, Rio Grande, Osório, Barra do Ribeiro, Caxias do Sul, Horizontina, Cidreira, Lajeado e Santa Maria. 

O Salve Arte Festival também contemplou e revelou diversos trabalhadores da cultura, destacando uma equipe de produção “elogiadíssima”, com coordenação geral, produção artística e executiva, coordenação de comunicação, direção musical, roteiro e diversos outros trabalhadores e prestadores de serviço diretos e indiretos.

Destacamos ainda a ação descentralizada “Salve Arte nos Bairros”, levando a arte destes trabalhadores e fazedores culturais para 08 bairros da cidade de Pelotas, exibidos em telão em eventos controlados e gratuitos a comunidade.

 

Projeto contemplado com recursos da Lei nº 14.017/2020, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Sedac/RS.

Toda a produção deste conteúdo está disponível em nosso canal do YouTube Salve Arte Festival. 

Assista aqui >  

A TURMA DO TAMBORITO

O espetáculo “A Turma do Tamborito” conta a história da chegada de um Tambor menino, que faz morada na Praia do Laranjal (Pelotas/RS). Oriundo da África, ele percorre por diferentes cenários da cidade de Pelotas, formando a sua turminha.
 
Tamborito é um exemplar de um Tambor Praieiro, criação artesanal do artista Kako Xavier, baseada no Tambor de Maçambique, manifestação afrocatólica do litoral norte do RS.
 
O espetáculo é um musical com contação de história, onde Tamborito se encontra com Agéia (agê), Agogogô (agogô), Sopapão (tambor de sopapo), Chiquito (tambor chico), Cavacoso (cavaquinho), Panderete (pandeiro), Caixaleta (maracaxeta), Baixeleza (baixo) e Malateria (bateria).
 
Com seu violão, o artista Kako Xavier apresenta trechos de seis canções autorais, acompanhado por integrantes do projeto Tamborada. O espetáculo tem 25 minutos de duração e foi registrado no Espaço de Arte A Casa do Tambor.

Lançado primeiramente de forma virtual para o projeto Música Mil, do SESC/RS (2021), em 2022 o espetáculo ganha forma presencial, podendo ser apresentado em escolas ou outros espaços culturais, divulgando a história dos tambores do sul do Brasil com um conteúdo educativo e lúdico. 

Em breve, acompanhe AQUI o espetáculo