BLOCO TAMBORADA

​Criado em 2016 o Bloco Cultural Tamborada se fortalece a cada ano. Partindo da pesquisa do artista gaúcho Kako Xavier que levou suas composições autorais para pequenos ensaios abertos na Casa do Tambor, envolvendo um grupo de artistas, amigos, famílias e a comunidade do Bairro Laranjal.

 

O Bloco tem por base os Tambores Praieiros e os Tambores de Sopapo, construídos de forma artesanal e ainda conta com o auxílio luxuoso do tambor Chico (candombe uruguaio), das maracaxetas, pandeiros, caixas praieiras, agogô e agês.

 

​É um dos representantes da Música Popular Praieira (MPP), embalado pelos cantos praieiros e pelas danças populares, as canções destacam a temática da praia. Cantar o amor, o convívio entre pessoas diferentes e divulgar a importância da presença negra e seus tambores na cidade de Pelotas/RS é a missão do Bloco.

 

Os seguidores do Bloco Tamborada participam das atividades que acontecem durante o ano todo, encontros mensais no formato Bailinho na Casa do Tambor (Rua São Leopoldo, 243). São pessoas que inicialmente não tinham contato com a música, pessoas de diferentes idades, gêneros, etnias e profissões.

 

Hoje o Bloco Tamborada conta com 150 seguidores, com 62 tambores construídos de forma artesanal. Com um repertório 100% autoral, tem se apresentado em diferentes lugares como, Del Pátio, Bolicho do Alemão, Santo Santo, Carnaval de Santa Vitória do Palmar, Mercado Central de Pelotas, Senadonça, Sofá na Rua, Festivais em Pedro Osório, São Sepé, Osório, Esteio, Santo Antonio da Patrulha, Festa da Melancia e grandes shows como na Virada Cultural de Pelotas, MOZ Brasil, Moenda da Canção, entre outros.

 

Em 2018 o artista lançou o CD Agora Somos Nós, do Projeto Kako Xavier e a Tamborada com a participação do Bloco. Tem festas mensais, mas o artista Kako Xavier ministra oficinas semanais (quartas e quintas) com exercícios de Tambores Praieiros e de Sopapo para as cadências e arranjos exclusivos do Projeto. As oficinas são para quem quiser fazer parte do Bloco.

 

Saiba mais no email tribomprodutora@gmail ou nos fones 53 999.892.332 e 51 99527.8524

Faça parte da nossa lista de emails