A RAIZ DOS TAMBORES

O show musical "A Raiz dos Tambores" é a apresentação do conteúdo histórico da trajetória do artista Kako Xavier, momentos, canções e encontros que colocaram em destaque no cenário este artista tão importante para a cultura popular do RS.

 

O artista e pesquisador destaca na cultura gaúcha a presença do tambor de Sopapo (Patrimônio Imaterial Pelotense – tombado em agosto de 2021) e do tambor Praieiro (instrumento criado pelo artista, em 2017, que representa o litoral sul do Estado), protagonistas na apresentação do show. 


Realizando, desde o início de sua carreira, ações afirmativas da presença negra no sul do Brasil, é considerado um dos pioneiros a inserir ritmos afros nos festivais de músicas regionais do RS. Kako revela neste show a importância dos tambores na atual cena cultural do Rio Grande do Sul.

 

No palco com Kako Xavier, estão artistas que destacam a etnia negra no cenário gaúcho, sendo eles oriundos de quilombos e do continente Africano. 


O repertório apresenta músicas autorais festivas e históricas, celebrando as conquistas do povo negro gaúcho, assim, construindo um olhar mais positivo e menos estigmatizado sobre a etnia negra. O show tem 60 minutos de duração, é composto por 12 músicas, com a participação de bailarinos e uma banda de 08 integrantes.


Kako Xavier completa 28 anos de carreira neste ano de 2022. Celebra o momento oferecendo ao público um show atual e inovador.